Fanpage ou perfil pessoal, o que é melhor pra vender mais na web?


Se você já tem sua loja e escolheu o Facebook pra vender os produtos, já deve ter se feito aquela pergunta clássica: será que meu perfil pessoal é o melhor lugar pra isso?
No seu perfil estão a sua família, os bróders, os chegados, os colegas de trabalho, os amigos só da interwebz… Porém, como divulgar sua loja em um espaço que vai competir com suas próprias fotos curtindo as baladas, viajando ou, a concorrência mais desleal, aquela foto do seu filho sendo fofo?
Daí que uma fanpage talvez seja muito mais eficiente pra divulgação e para as vendas.
Usando a fanpage, você vai ter muito mais foco, liberdade e outras vantagens, tipo: criar um canal direto com seus clientes, fazer promoções, ter estatísticas sobre o que interessa à eles, dar um tratamento melhor à divulgação dos seus produtos, etc. Os clientes também vão se engajar mais, já que saberão exatamente que tipo de postagem e conteúdo encontram na fanpage.
Muito bem! Vamos criar uma fanpage pra você então? Fizemos um tutorial básico de como criar uma e ainda vamos te ensinar a deixa-la bonita e chamar seus amigos pra “curti-la”!


1) Criando uma página no Facebook
  • Escolha a opção “Marca ou Produto“, afinal você está criando uma página pra sua loja, né?
  • Escolha a categoria da loja ente as diversas opções que existem (artigos para escritório, decoração de interiores, câmeras/foto, jogos/brinquedo) e em seguida preencher o campo com o nome da sua loja.
  • Em seguida, vai aparecer uma espécie de formulário pra você preencher os dados principais da sua página. Adicione as descrições básicas da sua loja, dizendo quais produtos você vende e um diferencial dela, link pro site da loja e outras redes sociais que você usar pra divulgá-la e o nome que a sua página vai ter. Se for o mesmo da sua loja, melhor ainda! Lembre-se de que você vai dizer depois pros seus amigos: “ei, curte a página da minha loja no Facebook, o endereço é www.geravenda.com/nomedasualoja“, então tem que ter a ver com a sua loja online.
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2) Deixe a fanpage com a sua cara
  • Foto do perfil - Avatar você sabe como faz, né? No perfil pessoal tbm tem. Aqui, pode ser a foto de um produto que resuma bem o que é a sua loja, uma ilustração bonita ou o logotipo da loja, se você tiver. Pensa que sempre que você postar algo, o avatar vai aparecer na timeline da pessoa, então tem que ser algo bem marcante e icônico, pra pessoa já lembrar de você logo.  Na fanpage, o avatar aparece com 160 pixels por 160 pixels. E na timeline ela aparece ainda menor, por isso, pense em avatares que funcionem pequeninos, que não tenham muito detalhe.
  • Foto da capa - A foto da capa é a imagem grandona que aparece no topo da página logo ao entrar nela, então é importante que seja uma imagem bem bonita e que, de novo, tenha a ver com o que você está vendendo na sua loja. Ela pode ser uma foto que mostre os principais produtos que você vende, uma promoção do mês! Capa é uma coisa que é bem legal de mudar sempre, pois ela é o grande outdoor da sua fanpage. O tamanho da capa é 850 por 315 pixels, lembre-se que uma parte do avatar vai ficar em cima da imagem da capa, então não coloque nenhuma informação importante atrás dele.
3) Divulgue a fanpage pros amigos!
Página criada, agora só falta o mais importante: a galera curtindo! Você pode chamar a galera pra sua página de dois jeitos:
  • Automaticamente: No painel administrativo de sua página, clique em “Criar público” e depois em “Convidar amigos”. Clique nos amigos que mais combinam com a página ou “Procurar todos os amigos” caso você queira convidar todo mundo dos seus contatos pra curtir (dica: essa é uma boa escolha!). Seus amigos vão receber uma notificação no perfil deles dizendo “Fulano te convidou para curtir a página dele”. Agora, é só esperá-los na sua página.
  • De maneira personalizada: Se você tiver tempo e quiser fazer algo mais personalizado, mande mensagem privada pra cada amigo seu com um produto que você acha que tem a ver com ele. Tipo: “oi Joãozinho, acabei de criar a fanpage da minha loja e selecionei um produto que tem a sua cara. Olha só: [link]“. Ele vai ver que você gastou um tempo pensando nele e não apenas mandou uma notificação pra geral.

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4) Vamos postar?
Lembre-se que quando os amigos chegarem na fanpage é legal que já encontrem o que ler, né? Página vazia é como uma festa vazia… você olha e vai embora. Vamos então começar a postar? Tente escrever uma pequena mensagem dando boas vindas aos novos visitantes da sua página e explicando o que eles podem encontrar nela. Pode ser uma mensagem sem mistério, simples e simpática. :)
Em seguida, faça uma ou duas postagens mostrando produtos e ofertas da sua loja. A sua vida de divulgador começa aqui! Além de posts sobre os produtos e as promoções, você também pode fazer posts que tenham a ver com o estilo de vida de quem compra aquele produto. Assim, você diversifica o tipo de postagens e serve como um curador de informações e produtos sobre um determinado assunto. 
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5) Outras coisinhas importantes
  • Não esqueça de colocar todas as informações da sua loja na sua página, como endereço do site e seu e-mail para contato. Isso vai facilitar suas vendas e também as dúvidas que seus clientes tiverem. Não deixe nada em branco, viu?
  • Para preencher todas as informações, vá em “Editar página” que fica no topo da tela e clique em “Atualizar informações da página”. Procure este mesmo caminho quando você precisar trocar o endereço do seu email de contato e outras informações.
  • Atualize sua página diariamente. Sempre entre nela pra ver se não tem um errinho de digitação e se as fotos estão boas. No começo é mais complicado, mas com o tempo você se acostuma :)
  • Sempre acompanhe os comentários e os responda, seja atencioso e tente esclarecer as informações.
  • Confira sempre a caixa de mensagens privadas da página da sua loja. Por ali os clientes vão te mandar dúvidas sobre os produtos e ofertas. Responda todos eles de uma forma mais pessoal. Eles vão gostar disso e você ganhará confiança!
Pronto! E agora?
Parabéns! Você agora não só é um vendedor online, mas também um divulgador profissional! Vá treinando sua divulgação na página e convidando amigos para curti-la! Tudo certo se você fizer isso também no seu perfil pessoal. Compartilhar coisas da fanpage no seu perfil ajuda a ampliar o público. O próximo passo é aprender técnicas de como atrair mais gente e produzir posts estratégicos para a sua página. Mas isso deixaremos para o próximo capítulo.
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Por:  Juliano Grahl de Souza e Geovan Brambilla
By: Youpix