Conheça o caminho para criar um comércio eletrônico de sucesso

Os donos de lojas virtuais têm vantagens sobre os comércios físicos, mas devem estar atentos a vários fatores. Saiba quais



O comércio eletrônico já é, há algum tempo, uma boa oportunidade de negócio para empreendedores. Os donos de lojas virtuais têm duas grandes vantagens: podem vender para consumidores de todo o mundo e não precisam de um ponto de venda – basta um estoque. No Brasil o Comercio Eletrônico cresceu 22% no ano de 2014,  segundo Juliano Grahl de Souza do Clicktoshop plataforma de e-commerce  este crescimento ainda deve continuar nos 2 dígitos nos próximos anos .
 Roupas e acessórios são os itens mais procurados pelos consumidores que compram pela internet, com uma fatia de 18%. Na sequência aparecem cosméticos (16%), eletrodomésticos (11%), assinaturas de revistas (8%), celulares (7%) e computadores (7%).
No entanto, não se pode dizer que é fácil criar e gerenciar um e-commerce. Deve-se montar uma estrutura, em muitos casos, tão complexa como a de um comércio físico.  Você deve de preocupar além  dos tipos de produtos que deseja vender , com o segmento de mercado que estará presente.
Segundo especialistas, há alguns fatores que devem ser levados em consideração por quem deseja montar um bom comércio eletrônico. Confira:

1. Público
Antes de tudo, você deve pensar e estabelecer o seu público-alvo. Defina para quem, com quem e como você vai falar. Tal estratégia de comunicação é importante para que as pessoas se identifiquem com sua marca.

2. Estoque
Ter um bom estoque é algo fundamental para otimizar a logística. Quanto mais produtos vendidos, maior deve ser seu estoque. Evite transtornos com seus futuros consumidores. Não venda aquilo que você não pode entregar. Procure estar certo de que poderá atender, de forma rápida e segura, o seu cliente. Na internet, um cliente insatisfeito pode reduzir a reputação da sua loja nas mídias sociais.

3. Atendimento
Ofereça diversos canais de atendimento e contato ao cliente. Além de telefone e e-mail, invista em atendimento personalizado por meio de chat e redes sociais, como Facebook e Twitter. Esses últimos são, segundo Bastos, os favoritos do público, graças a velocidade do serviço. Lembre-se, o seu e-commerce está online e o seu consumidor também. Você deve estar sempre próximo a ele.

4. Política de trocas
Estabeleça e disponibilize no site como funciona o processo de troca e devolução de sua loja. Respeite os prazos e respeite a política descrita pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Você tem mais chances de fazer vendas para quem já comprou no seu site do que para quem nunca comprou. Portanto, se o consumidor estiver satisfeito com os seus serviços, ele possivelmente voltará a você.

5. Divulgação
Se ninguém sabe que sua loja existe, não adianta oferecer o melhor preço. Invista em ferramentas de marketing digital, como otimização de resultados nas buscas, links patrocinados, e-mail marketing e redes sociais. Lembre-se de estar presente onde o seu público-alvo está presente. Atendimento, informação e qualidade geram vendas e clientes.

6.  Fornecedores
Faça uma cotação e procure por bons fornecedores. Escolha aqueles que entregam produtos de qualidade e no prazo correto. Também estabeleça um contrato mostrando responsabilidades e direitos de ambas as partes. Se você conseguir bons fornecedores de produtos e com entrega rápida, poderá trabalhar com menos estoque e rentabilizar a sua operação.

7. Cadastro de produtos
Todos os produtos devem ter fotos com resolução adequada e descrição detalhada. Tome cuidado, pois dados incorretos geram reclamações no Procon. A página do produto deve estar recheada de detalhes, como especificações técnicas, depoimento de outros compradores e artigos relacionados, entre muitas outras informações. Uma página pobre e com poucas informações não gera resultados e vendas.
8. Formas de pagamento
Escolha os parceiros financeiros e os meios de pagamento mais adequados para os clientes. Os mais utilizados são o cartão de crédito e o boleto bancário. Se possível, também parcele o valor dos produtos. Outro ponto importante: se o pedido não for aprovado quando seu cliente fechar uma compra, é bem provável que ele saia de sua loja e vá procurar outra.

9. Resultados
Depois de criar uma loja virtual, utilize ferramentas para analisar os resultados. Por meio de plataformas como o Google Analytics, é possível saber o que está dando certo e o que ainda precisa melhorar em seu e-commerce. Estas ferramentas são essenciais para os próximos passos de sua loja virtual. Tente descobrir qual é o comportamento do seu público, quais produto mais agradam e por que ele abandona carrinhos de compras, entre outros dados. Qualquer informação é útil para gerar melhores resultados.

10. Plataforma
Escolha uma boa plataforma para criar uma loja virtual. Ela deve estar preparada para suportar seu crescimento. De nada adianta contratar um serviço simples e que atenda às suas necessidades atuais se ele falhar quando seu site está com muito tráfego. Se você não escolher uma boa plataforma no começo, certamente terá que trocar no meio do caminho e iniciar tudo do zero. Esse caminho é mais trabalhoso, custa mais dinheiro e estanca o crescimento do seu negócio.
By:PEGN
Conheça  a melhor opção para começar seu negócio online : http://clicktoshop.com.br/