Marketing Social para ajudar a Vender



Nada melhor do que ter um cliente satisfeito com a sua compra e com o atendimento, não é? Agora te daremos dicas de como aproveitar as boas referências que seus clientes têm sobre a sua empresa ou produto, para incrementar a confiança em sua loja e na qualidade dos produtos oferecidos.

Elaborando um Depoimento

Uma maneira importante de referenciar a sua marca seria através dos tradicionais depoimentos. Em texto ou vídeo existem considerações muito importantes, para que os mesmos tenham o alcance a e credibilidade desejada:
  • Tenha em mente sobre o que você quer contar: uma experiência de compra desse cliente, um bom atendimento, como a sua marca o ajudou em seu negócio. Aqui você pode ser criativo, mas sempre mantendo o foco sobre o que você irá publicar.
  • Elabore um pequeno roteiro de perguntas, coerente e inteligente. O objetivo aqui é que, embora o cliente tenha a liberdade de contar em suas próprias palavras sobre a sua própria experiência, é que você o guie nessa tarefa.
  • Dê preferência a clientes antigos.
  • Cuidado com falsos depoimentos: o que é fácil de construir, pode afetar em muito a credibilidade da sua marca.
  • Nada impede que você ofereça alguma vantagem para o cliente em troca de uma boa referência: um cupom de desconto, alguma boa promoção, uma possibilidade dele também expor a sua própria marca.
  • No caso de um vídeo você poderá colocar desde uma simples entrevista, um estudo de caso,algum cliente provando seu produto. 

Em que lugares posso referenciar meus depoimentos?

Email Marketing

Se você já dispara campanhas de email marketing, no final, pequenas coleções de frases de clientes, com o nome, e a data se possível. Por exemplo, se o email marketing se tratar de um lançamento você pode colocar um depoimento especial de um cliente que já testou o produto em primeira mão.

Na Página de Produto

Essa é uma etapa importante, contar com uma boa referência dentro da descrição do produto, pode ser crucial para converter um visitante em uma possível venda. Se possível, que seja relacionado com o produto ao qual se está visitando ou a uma categoria de produtos.

Nas Redes Sociais

Aqui necessariamente você não precisa de um depoimento em si. Você pode compartilhar na página da sua marca, diretamente uma foto que o seu cliente tenha postado com o seu produto. A importância da experiência espontânea com a sua marca e ou produto é valiosa, gerando um grau maior de confiança. Publique um post de agradecimento a referência, compartilhe e curta.

O papel da busca social por referências, ou seja, o cliente buscará diretamente produtos que já tenham sido experimentados, avaliados, tem ganhado muita importância. Por enquanto, no Brasil, a busca social do Facebook ainda está em implementação. Mas você pode saber um pouco mais sobre isso, acessando ao Facebook Search

Em um Blog

Se você já tiver um blog ativo para a sua empresa, aproveite para compartilhar estudos de caso mais extensos, entrevistas. Como é um espaço aberto para novidades, você pode ter mais liberdade de espaço para postar e compartilhar experiências. Não se esqueça de habilitar as possibilidades de compartilhamento via redes sociais.
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